quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Anvisa suspende uso de paracetamol e dois antibióticos após falhas de fabricação; veja lista

Postado por Noticiando PB  | 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda e uso, nessa quarta-feira (30), lotes de paracetamol e medicamentos compostos por amoxicilina e sulfametoxazol, ambos antibióticos, após detectar problemas na qualidade e no processo de fabricação. A medida vale somente para os produtos e laboratórios citados na resolução da Agência.

Paracetamol
Na resolução, a Anvisa suspendeu o lote 0130 de 16 (validade 3 de 2018) do paracetamol solução oral 200mg/ml, do fabricante Hipolabor Farmacêutica Ltda.
O medicamento foi suspenso depois que o Laboratório Central de Saúde do Governo de Santa Catarina identificou um material sólido na solução que deveria ser totalmente líquida. O caso foi classificado como de baixo risco e a ação é preventiva.
Segundo a Anvisa, consumidores que tenham o lote do medicamento em casa devem inutilizá-lo. Além disso, o consumidor pode ser ressarcido por comprar o medicamento irregular através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante.
Amoxil BD
A resolução da Anvisa também suspende todos os lotes do medicamento Amoxil BD, composto por amoxicilina tri-idratada, 200 mg/5 ml pó e 400 mg/ 5 ml pó suspensão oral x 100 ml, da fabricante Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S/A, vendido pela Glaxosmithkline Brasil Ltda.
O motivo da suspensão é porque o fabricante mudou a forma de fabricação do princípio ativo do medicamento. Quando isso acontece, é necessário que a Anvisa faça uma autorização prévia para garantir que a mudança não altere o funcionamento do medicamento no organismo e o tratamento dos pacientes.
Sulfametoxazol + Trimetoprima 800 + 160 mg
A suspensão vale para o lote 15L20A do medicamento fabricado pela Prati Donaduzzi & Cia Ltda e foi determinada após uma análise do Instituto Adolfo Lutz identificar problemas no ensaio de aspecto do produto
UOL

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com