domingo, 27 de agosto de 2017

Babá eletrônica para surdos é desenvolvida por estudantes da UFPB e UFCG

Postado por Noticiando PB  | 

Tomando por base as experiências dentro de casa, a estudante de design Ana Caline Escarião desenvolveu uma babá eletrônica para surdos que avisa aos pais quando o bebê está chorando por meio de uma pulseira que vibra. O projeto da Universidade Federal da Paraíba foi o primeiro do Campus IV (Rio Tinto e Mamanguape) a ser patenteado.
A motivação de Ana veio de casa. “Eu tenho duas primas que são surdas, então desde criança [...] eu percebia as dificuldades que elas tinham para as atividades cotidianas. Ao longo do curso de design eu procurava desenvolver produtos que fossem voltados para pessoas com deficiência auditiva”, disse.
Chamado de “Buátech”, a babá eletrônica para surdos ganhou o prêmio inovação da UFPB. O equipamento é produto da união dos esforços de Ana Caline com os mestrandos de engenharia elétrica Higo Thaian e Danilo Cavalcanti, que ficaram responsáveis por desenvolver a parte tecnológica.
“A gente tinha que desenvolver um programa que destinguisse o choro do bebê de outros barulhos do quarto, como o de um eletrodoméstico ou mesmo de um caminhão passando na rua”, disse o mestrando em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Higo Thaian.
O jovem Higo Thaian é natural de Nova Floresta e é filho de "Zé Pereira", da Eletrônica Pereira.
O professor coordenador do projeto e do laboratório da UFPB, Antônio Souza, disse que o produto pode estar disponível no mercado já no segundo semestre de 2018. Faltam apenas ajustes na estrutura do Buátech e também investimentos para a produção em larga escala.

Fonte G1PB

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com