sábado, 5 de agosto de 2017

Deputado João Henrique lamenta falecimento de Zabé da Loca, ícone da cultura popular em Monteiro

Postado por Noticiando PB  | 

O deputado estadual João Henrique (DEM) lamenta e expressa pesar pelo falecimento do ícone da cultura popular monteirense e paraibana, Zabé da Loca, que nos deixou na manhã deste sábado (5), aos 93 anos, na cidade de Monteiro, no Cariri Paraibano.
A artista ficou conhecida nacionalmente por tocar pífano, um tipo de flauta conhecido na região Nordeste. Reconhecida pelos artistas de todo o Estado pela simplicidade, o apelido ‘Loca’ surgiu da própria história de vida de Isabel, após morar durante 25 anos em uma gruta.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento da ‘Rainha do Pífano’, representante fiel da cultura popular monteirense e da Paraíba, Zabé da Loca. O que me conforta é saber que, em vida, ela recebeu todas as homenagens possíveis, como foi o caso da construção do Memorial e da criação do Festival Zabé da Loca, ambos na gestão da ex-prefeita de Monteiro, Edna Henrique. Nesse momento, eu e Edna prestamos sinceras condolências aos familiares e amigos por tão dolorosa e grande perda. Zabé da Loca partiu, porém, deixou seu nome marcado nesta terra onde viveu e contribuiu para seu engrandecimento”, disse João Henrique.
O corpo de Zabé da Loca será velado no memorial Zabé da Loca, situado no assentamento de Santa Catarina. No domingo (6), o corpo será levado para o Centro de Cultural de Monteiro, onde será velado a partir das 7h. O sepultamento está marcado para ás 10h, no cemitério municipal da cidade.
Biografia de Zabé da Loca
Pernambucana nascida em Buíque, Isabel Marques da Silva, ganhou o apelido por morar em  uma gruta (Loca) na zona rural da cidade com a família por mais de 25 anos.
Em 2003, aos 79 anos de idade gravou seu primeiro CD, “Canto do Semiárido”, com composições próprias e uma versão de Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Apresentou-se em 2004, no Fórum Cultural Mundial, ao lado de Hermeto Pascoal. Em 2007, gravou o CD “Bom Todo”, lançado no ano seguinte no Sesc Pompéia, em São Paulo. Ainda em 2008, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Também foi eleita “Revelação da Música Brasileira”, no Prêmio da Música Brasileira.
Em 2009, a gestão da então prefeitura Edna Henrique criou o Festival de Cultura Popular do Cariri Zabé da Loca.
Em 2011, Zabé da Loca foi tema de matéria especial do Globo Rural, que viajou até Monteiro para contar a sua história.
Um memorial em resgate a história foi inaugurado durante a gestão da prefeita Edna Henrique, no ano passado, na cidade Monteiro. Várias homenagens foram realizadas na época.
Luto
A assessoria de imprensa do município de Monteiro confirmou que a Prefeitura decretou luto oficial durante três dias pela morte da artista Isabel Marques da Silva.



Assessoria

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com