quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Sedup promove Mostra de Cinema sobre Juventudes em Guarabira

Postado por Noticiando PB  | 


Guarabira é um município paraibano formado por 55.236 mil habitantes (IBGE/Censo 2010), sendo que sua população jovem é de 15.265 mil, o que corresponde a aproximadamente 27% da população. Mas quem são esses jovens? O que pensam, fazem e discutem? Na tentativa de responder algumas dessas questões é que a Associação Serviço de Educação Popular (SEDUP) realizou em 2016 o diagnóstico “As Juventudes nos Bairros Populares de Guarabira” com objetivo de traçar um perfil dos jovens para compreender a situação em que vivem. Depois de finalizada a pesquisa, surgiu à necessidade de divulgar o estudo através de uma linguagem que dialogasse com outros jovens.

Foi então que o SEDUP desenvolveu no primeiro semestre deste ano a Formação Educação Jovem Cidadã pela Comunicação com um grupo de 12 jovens, alguns deles provenientes do diagnóstico, e como resultado foi produzido o documentário “#JuventudeGBA” que apresenta os dados da pesquisa através de uma história audiovisual criada pelos próprios participantes da formação. E amanhã, sexta-feira (01.09), toda a população de Guarabira poderá assistir ao filme durante a Mostra de Cinema, a partir das 19h, na Praça da Juventude, no centro.

Diagnóstico sobre juventudes

Na pesquisa foram entrevistados 267 jovens entre 14 a 29 anos de idade e de ambos os sexos, distribuídos em cinco bairros de Guarabira: Nordeste I, Nordeste II, Mutirão, Nossa Senhora Aparecida e Rosário. As dimensões investigadas na pesquisa foram divididas em oito partes: identidade, situação socioeconômica, situação educacional, cultura sócio-política, comunicação e cidadania, violência contra a juventude e lazer. Além das entrevistas individuais, foram desenvolvidos dois grupos focais com estudantes secundaristas e universitários da rede pública de ensino de Guarabira.

O documentário produzido é um recorte do olhar de alguns jovens sobre essas várias temáticas estudadas no diagnóstico, ressaltando questões mais destacadas por eles, dentre elas: qual escola eles acreditam, as inúmeras dúvidas sobre mercado de trabalho e a participação social, seja ela virtual ou no mundo real concreto. Além deste curta-metragem, será exibido também o filme “Nunca me Sonharam” do diretor Cacau Rhoden, cujo desafio é analisar o ensino médio a partir de depoimentos profundos de estudantes de todo Brasil – que falam de seus sonhos, expectativas e dificuldades dentro da escola.

Programação

19h – Acolhida

19h15 – Apresentação musical de Erivaldo Marques e Malu Rodrigues

19h30 – Lançamento do documentário “#JuventudeGBA” direção coletiva

20h – Exibição do filme “Nunca me Sonharam” direção Cacau Rhoden

21h – Encerramento



Fonte: Portal Mídia

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com