quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Denúncia: Sítio Arqueológico Lagoa do Caju de Araçagi/PB está sendo destruído

Postado por Noticiando PB  |  ,


Pouca gente sabe, mas em Araçagi (PB), na microrregião de Guarabira, agreste paraibano, há um sítio arqueológico que fica na zona rural do município – é o sítio Lagoa do Caju. O local é bastante visitado, e atrai, sobretudo, estudiosos e pesquisadores devido os escritos rupestres encontrados nas rochas.

O parque arqueológico de Araçagi, no entanto, está sendo destruído. É o que denuncia a professora Silvinha França, que tem estado atenta pela divulgação e preservação daquele espaço arqueológico que também é patrimônio cultural de Araçagi.




















Ao chegar ao sítio para uma ‘aula de campo’, a docente viu que tinham comprometido uma parte da rocha principal, onde há arte rupestres. Nas pedras, há figuras elípticas e desenhos que aparentam retratar pessoas e até discos voadores – alguns dessas itaquatiaras os pesquisadores já conseguiram entender, outras ainda são um mistério.

Para Silvinha França, embora esteja localizado numa área particular, o sítio arqueológico de Araçagi tem “grande valor cultural para a humanidade e faz parte da identidade da comunidade local”. “Tem também um grande potencial turístico”, afirma.

Para tornar a área uma ‘área de preservação’, o proprietário – já que o terreno é particular - poderia transformar o local em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) para manter e preservar a riqueza arqueológica encontrada em Araçagi.  

Em resposta a editoria do blog, a professora Silvinha apontou para uma medida de proteção imediata: uma audiência entre o poder público e o proprietário, por exemplo, para firmarem um termo de compromisso para evitar degradação, mas sem proibir visitações ao local.

A professora agora apela para as autoridades para que tomem as devidas providências e descubram quem anda causando dano ao patrimônio cultural da cidade - antes haviam destruído as placas sinalização e agora tentando destruir a própria história.








 






















Fonte: Caderno de Materiais do Ikeda

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com