segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Níveis de açudes devem continuar baixos até janeiro, diz estudo

Postado por Noticiando PB  | 


Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que deve chover abaixo do normal em parte do Nordeste até o mês de janeiro de 2018. Apesar de não estar incluída na faixa em questão, deve permanecer crítica a situação em reservatórios de água no estado. A simulação de reserva hídrica mostrou que os volumes armazenados continuarão em declínio.
No caso do Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, responsável por abastecer Campina Grande e região metropolitana, a previsão é de que haja aumento no armazenamento, devido aos aportes da Transposição do Rio São Francisco. A expectativa, no entanto, pode ser alterada caso existam modificações nas vazões da transposição e na extração de água para o abastecimento público.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a Paraíba tem atualmente 53 reservatórios em situação crítica, ou seja, com menos de 5% de seus volumes totais. Trinta e oito estão “em observação”, uma vez que possuem índice de abastecimento inferior a 20%. Trinta e cinco reservatórios estão com nível maior que 20% e apenas um (o São José II, em Monteiro) está sangrando.
Além da crise hídrica, a Paraíba – assim como os outros estados da região – deve sofrer com temperaturas acima da média até o início do próximo ano.
Click PB

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com