d

sábado, 9 de dezembro de 2017

Areia é cenário das filmagens da Minissérie Sumiço de Santo Antônio da TV UFPB

Postado por Noticiando PB  | 


O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), Campus II, a Prefeitura Municipal de Areia e a comunidade areiense recebem nestes sábado (9) e domingo (10), a equipe do “Projeto de Extensão Experiências Criativas na TV”.

O objetivo é dar prosseguimento às gravações e filmagens da minissérie “O Sumiço de Santo Antônio”. Servirão como cenário das gravações a Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Praça Nossa Senhora da Conceição daquela cidade. Haverá a participação da comunidade local tanto na produção, figuração e nas gravações.

Com direção de Valeska Picado e Cely Farias, o programa será exibido em 2018, na TV UFPB, associada à TV Brasil, no canal aberto 43 UHF e na NET, canal 22.

Vila Pequena – A “Cidade do Amor”, mais conhecida como a fictícia Vila Pequena, é uma localidade pacata onde todos vivem felizes. Na véspera da festa de Santo Antônio, sua imagem desaparece da igreja local, passando a cidade a viver uma mudança. É quando, por causa das crendices populares, que envolvem o santo casamenteiro, todas as mulheres solteiras passam a ser suspeitas e por isso são interrogadas pela delegada local. Constitui-se assim um pano de fundo para emergirem os diversos personagens e suas tramas, muito presentes em histórias populares, como o coronel ambicioso, o prefeito e a primeira dama com seus conchavos políticos, o mocinho e a mocinha num romance proibido, as fofoqueiras da janela, a chegada do forasteiro, entre outros.

Apoio – Em Areia, a direção e a produção da minissérie conta, também, com apoio do Restaurante Rural Vó Maria; Secretaria de Cultura e Turismo; Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (ATURA); 3ª Companhia da PMPB; Secretaria de Infraestrutura; Paróquia Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; do Engenho Triunfo.



Casarão José Rufino – As equipes de produção e direção do programa de teledramaturgia vão ficar alojadas no Casarão José Rufino, uma das obras de artes da cidade que chama a atenção devido à sua opulência, com 35 aposentos guarnecidos por móveis da época, uma senzala e cubículos individuais, circundados por um grande pátio lajeado.

A equipe técnica está composta por 28 pessoas, dentre servidores e estudantes da UFPB. Composto também por 28 pessoas, o elenco inclui nomes como Zezita Matos, Carlos Anísio, Osvaldo Travassos, Rosa Carlos, Mônica Macêdo, Everaldo Pontes, Everaldo Vasconcelos e Betânia da Silva.
A minissérie está dividida em dez episódios de trinta minutos e as suas filmagens começaram no mês de junho deste ano e já passaram pelas cidades João Pessoa, Cabedelo, Conde – Paraíba, e em Igarassu – Pernambuco.

Produção – Esse programa de teledramaturgia tem a colaboração de participantes e a TV UFPB realiza todo o trabalho de produção e filmagens da minissérie com profissionais e estagiários. O elenco e os demais integrantes da equipe técnica participam voluntariamente. Já os parceiros colaboram com os demais produtos e serviços demandados no processo.

De acordo com a diretora da minissérie, Valeska Picado, é sempre difícil fazer teledramaturgia. “Os apoiadores que certamente surgirem a esse projeto serão muito importante, considerando que cada um deles ajudará a manter um espaço de aprendizado para os alunos da UFPB e a geração de um produto televisual de qualidade”, argumentou.

“A minissérie ‘O sumiço de Santo Antônio’ está vinculada ao ‘Projeto de Extensão Experiências Criativas na TV’, criado no ano de 2016, que reforçando o compromisso da UFPB com a educação, zela pela produção de obras televisivas relevantes à população paraibana, que reflitam a realidade e valorizem a identidade cultural, utilizando recursos da teledramaturgia, do jornalismo e das formas de artes midiáticas contemporâneas”, finalizou Valeska Picado.



Por Paulo César Cabral
Agência de Notícias da UFPB

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com