quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Açude de Boqueirão atinge 40 milhões de m³, diz Aesa

Postado por Noticiando PB  | 


Depois de receber uma recarga que aumentou mais 2 centímetros no nível da água, o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, atingiu a marca de 40 milhões de metros cúbicos de água, na manhã desta quarta-feira (10). A informação foi confirmada pela Agência Executivas de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
A boa recarga ocorreu por causa das chuvas registradas em cidades do Cariri nos últimos dias, unida a vazão que chega das águas da transposição do Rio São Francisco, através do Rio Paraíba. O aumento de 2 cm ocorreu em 24 horas, entre a manhã desta terça-feira (9) e a manhã desta quarta-feira e foi registrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Entre a manhã da segunda-feira (8) e a terça-feira o açude já havia recebido uma recarda de 3 cm.
Segundo o Dncos, na atual condição do açude, 2 cm na lâmina d'água representa uma diferença de cerca de 150 mil metros cúbicos de água. Conforme os dados da Aesa, nesta quarta-feira o açude de Boqueirão está com 40 milhões de m³ de água, o que representa 9,7% do volume total.
O açude tem capacidade para armazenar até 441,686 milhões de m³ de água. Boqueirão é usado para abastecer a população de Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste paraibano, atendendo a cerca de 1 milhão de pessoas.
Susto com redução - No último fim de semana, o açude de Boqueirão havia sofrido uma perda de 2 cm no nível de água, deixando de armazenar cerca de 150 m³ de água. Segundo a Aesa, isso ocorreu por causa da redução da vazão de água que chega da transposição do Rio São Francisco, depois de ser necessário fazer uma manutenção na obra. Esta foi a primeira vez que o açude perdeu volume desde que começou a receber a águas do “Velho Chico” em 18 de abril de 2016.

Click PB

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com