sábado, 5 de janeiro de 2019

Delegado faz alerta sobre novo golpe de Whatsapp que fez vítimas em João Pessoa

Postado por Noticiando PB  | 

O delegado de defraudações e falsificações de João Pessoa, Marcos Vasconcelos, fez um alerta à população, nesta sexta-feira (4), sobre casos de clonagem de chips de Smartphones para a aplicação de golpes financeiros. De acordo com o delegado, essa modalidade de crime já fez vítimas em João Pessoa e há investigações em andamento.
Marcos Vasconcelos informou que, após o chip clonado, os golpistas se passam pelos titulares das contas de Whatsapp e passam a pedir quantias em dinheiro aos contatos da vítima. A alegação quase sempre é que a pessoa estaria em certo apuro ou com o carro quebrado durante uma viagem, por exemplo. Ele alertou para que a população fique atenta.
“É importante que a população fique atenta para alertar seus parentes, amigos e conhecidos dizendo que não vai nunca solicitar ajuda via WhatsApp ou pedir dinheiro. Também alertar as pessoas para que, quando receberem essas mensagens pedindo alguma ajuda ou dinheiro, antes da pessoa fazer um depósito é bom tentar entrar em contato com esse amigo ou parente. Logicamente ele estará com o chip da pessoa e tentará se passar por ela, mas há um reconhecimento de voz e da maneira de falar”, disse.
Marcos Vasconcelos ressaltou que essa é uma nova modalidade de crime, não só na Paraíba, e que a polícia está trabalhando para frustrar a ação dos golpistas.
“É uma modalidade de golpe nova em todo Brasil. Nós já temos duas investigações em andamento, inclusive nós temos uma delas um pouco adiantada. Temos vídeos com imagens de um indivíduo que clonou um telefone de um empresário e tentou sacar no banco um dinheiro se passando por esse empresário. Ele conseguiu fugir do flagrante, mas nós estamos atentos na investigação e esperamos lograr êxito para identificar os indivíduos, que quem sabe foram os mesmos que clonaram os celulares das pessoas que prestaram queixa”, afirmou.
Ele explicou que o número das vítimas podem ser clonadas através de aplicativos, ou até mesmo links suspeitos que chegam através de aplicativos de troca de mensagens.
“Após a clonagem o chip verdadeiro fica sem comunicação e a operadora informa que o chip foi queimado. Eu acredito que seja um aplicativo de clonagem no nosso smartphone. É tanto que é bom que você não abra qualquer mensagem ou link recebidos através de aplicativos de troca de mensagens”, finalizou.
O delegado Marcos Vasconcelos orientou que a população que foi vítima de algum golpe semelhante a esse procure a Central de Polícia para registrar boletim de ocorrência.


T5

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com