domingo, 6 de janeiro de 2019

Hemocentro continua com estoque baixo e convoca doadores de sangue

Postado por Noticiando PB  | 

O número de doadores de sangue caiu nos últimos dias e o estoque do Hemocentro da Paraíba está em situação crítica. Nas últimas quarta e quinta-feira, foram registradas 199 doações, enquanto que a média ideal de doações é entre 150 a 200 doações por dia. Os dados preocupam a direção da instituição.
“Fazemos um apelo para que os doadores compareçam ao Hemocentro. Precisamos contar com a colaboração da população para aumentar nosso estoque de sangue e garantir o abastecimento da rede de saúde”, frisou a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes.
Atualmente, o estoque está baixo para todos os tipos sanguíneos. “Geralmente, no início do ano, devido às férias escolares e viagens de fim de ano, registramos queda do número de doações, mas reforçamos que para termos sangue precisamos de doadores”, explica a diretora.
O Hemocentro da Paraíba está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 17h. Para doar é preciso apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (quem tem menos de 18 precisa estar acompanhado de um dos responsáveis legais – pai ou mãe) e atender outros critérios que serão avaliados na triagem clínica.
Campanha – Nesta sexta-feira (4), a campanha “O Belo Corre nas Veias” mobilizou o elenco e a equipe técnica do Botafogo-PB em prol da doação de sangue. A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, agradeceu a parceria com o time de futebol e reforçou a importância de instituições, entidades e sociedade civil abraçarem a causa do sangue.
“Nós agradecemos a todos que compareceram ao Hemocentro e reforçamos o apelo para que chamem parentes e amigos para vir doar. Estamos em um período de queda do número de doações e precisamos contar com a colaboração massiva da população para aumentar o estoque de sangue”, frisou Luciana Gomes.
Para o diretor administrativo do Hemocentro da Paraíba, Luciano Sorrentino, a campanha do Belo é um exemplo de solidariedade fundamental nesse momento tão crítico para o banco de sangue.
A campanha botafoguense vai continuar até este sábado (5) e quem quiser aderir basta ir ao Hemocentro de posse de um documento oficial com foto e informar o número da campanha (309).
“Doe! Se você não puder doar, incentive quem possa. Ajude a salvar vidas!”, convidou o gerente-administrativo do Botafogo-PB, Gian Carlo. Ele acompanhou a equipe e lembrou que a ação foi inserida na programação semanal de trabalho dos jogadores que na manhã desta sexta-feira poderiam estar usufruindo o horário livre.
“O intuito foi salvar vidas. Alguns jogadores não puderam doar por conta dos critérios exigidos para doação, mas 28 jogadores e comissão técnica compareceram”, declarou Gian Carlo.
O jogador Donato Neto foi um dos candidatos aprovados. “Doar é simples, rápido e não dói. Venha participar desta iniciativa e salve vidas”, convocou.
Parcerias – Para incentivar a doação regular de sangue, o Hemocentro da Paraíba firma parceria com instituições, igrejas, empresas, escolas e pessoas interessadas em mobilizar grupos de candidatos à doação.
Segundo a assistente social do Hemocentro da Paraíba, Consueila Leite, um dos serviços mais procurados é a “Caravana Solidária”, na qual a instituição transporta os candidatos à doação até o banco de sangue e, após a doação, os leva de volta ao local de partida.
Para solicitar a ‘Caravana’ é preciso agendar com a equipe do Serviço Social, por meio do telefone 3218-7698 ou por email (hemocentropbsocial@gmail).
CRITÉRIOS PARA DOAR
• Pesar no mínimo 50kg
• Estar alimentado
• Ter dormido bem na noite anterior a doação, de preferência antes da meia noite
• Ter entre 16 e 69 anos (quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais, pai ou mãe)
• Ser saudável
• Não tenha tido hepatite, malária ou doença de chagas;
Além de não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, AIDS
Portal do Litoral 

Autor

Noticiando PB

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Copyright © 2013 Noticiando PB. Powered by Blogger.
Blogger Template by Bloggertheme9
(83) 9 9618-4861 noticiandopb1@gmail.com